23/07/2019 17h32 - Atualizado em 23/07/2019 17h33

Sesa participa do II Fórum Capixaba sobre Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) participou, na manhã dessa quinta-feira (11), da abertura do II Fórum Capixaba sobre Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia (Focaff). O subsecretário de Assistência em Saúde, Fabiano Ribeiro dos Santos, e a gerente estadual de Assistência Farmacêutica, Gabrieli Fernandes Freitas, participaram do evento, representando a Secretaria. O Fórum segue nesta sexta-feira (12), no auditório do Hotel Golden Tulip, em Vitória.

No evento, Fabiano Ribeiro destacou a importância da discussão sobre a assistência farmacêutica, em especial ao componente assistencial para além do fornecimento do medicamento. 

O subsecretário lembrou que o uso de forma descontrolada do medicamento traz uma necessidade de compra e de consumo, que os entes públicos não estão mais dando conta de suportar. Lembrou também, que o Espírito Santo é hoje um dos poucos Estados que consegue garantir a sua compra e pagamentos em dia. “E com isso, conseguimos também, ter o abastecimento em torno dos 98% para além da capacidade técnica da equipe, pois não é só capacidade de compra, tem toda uma questão técnica assistencial por trás”, explicou.

Para a gerente da Assistência Farmacêutica, Gabrieli Fernandes Freitas, poder receber tantas pessoas interessadas em discutir temas atuais e importantes é motivo de orgulho. “É, de fato, muito necessário que possamos discutir e alinhar temas que são fundamentais para estruturarmos ainda mais o Sistema Único de Saúde (SUS). É um orgulho para a Assistência Farmacêutica Estadual que o Espírito Santo esteja sediando este evento. E ser convidado para esse evento nos traz orgulho e uma sensação de que temos algo a dizer e conteúdo a compartilhar”, disse.

Com a temática “Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas Estaduais como estratégia de acesso racional a medicamentos no SUS”, o Fórum é realizado pelo Instituto Nacional de Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia (INAFF) e debate os principais avanços nas políticas de acesso aos medicamentos no âmbito das Secretarias Estaduais de Saúde, enfatizando seus aspectos clínicos, técnico-científicos e de gestão.

Além da presença do subsecretário de Assistência em Saúde e da gerente de Assistência Farmacêutica, compuseram a mesa o presidente do Focaff, Lindemberg Assunção Costa; o presidente em exercício do INAFF, Charleston Ribeiro Pinto; a diretora do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Sandra de Castro Barros; e representando o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Heber Garbois Bernarde; o representante do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Elton Chaves; e o representante da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do Sistema Único de Saúde, Rodrigo Ramos Sena.

 

Avaliação de tecnologias em saúde na gestão da assistência farmacêutica


Na tarde desta quinta-feira (11), o farmacêutico da Gerência Estadual de Assistência Farmacêutica e presidente da Comissão Estadual de Farmacologia e Terapêutico, Vinícius Borges, apresentou o trabalho “Incorporando ferramentas da avaliação de tecnologias em saúde no desenho de PCDT1s: experiências das Secretarias Estaduais de Saúde”, durante a mesa redonda de “Avaliação de Tecnologia em Saúde na gestão da Assistência Farmacêutica Estadual: os protocolos clínicos como estratégia para a qualificação do acesso a medicamentos no Brasil”.

Segundo o farmacêutico, o trabalho tem o objetivo de demonstrar como uma avaliação de tecnologia baseada em evidências científicas é fundamental para nortear os critérios de elegibilidade e de uso racional do medicamento.

“O nome correto é Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêutica, e ele é o norteador da conduta terapêutica, contendo o contexto da enfermidade, o diagnóstico e como é o algoritmo de tratamento para o contexto SUS, sempre voltado para as melhores evidências científicas. O Espírito Santo tem os melhores resultados do Brasil, com 14 protocolos publicados atualmente”, explicou Vinícius Borges.

 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro 
(27) 3347-5642 / 3347-5643
asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard