21/02/2018 15h33 - Atualizado em 21/02/2018 15h55

Número de pacientes atendidos nas Farmácias Cidadãs cresce 9,78%

No último ano, o número de pacientes atendidos nas Farmácias Cidadãs Estaduais aumentou 9,78%, em comparação a 2016, passando de 461 mil pacientes atendidos para 506.582. E desde a implantação, em 2007, o número de pacientes atendidos aumentou 106,5%, já que em 2007 o total foi de 245 mil pessoas.

De acordo com a gerente Estadual de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Gabrieli Fernandes Freitas, o aumento na demanda deve-se à qualidade do serviço ofertado, à disponibilidade de medicamentos e ao fato de que a Farmácia também atende os pacientes da rede particular.

Gabrieli destacou que esse aumento é positivo, pois comprova o bom funcionamento do serviço. “Nosso índice de cobertura aumentou e como temos os medicamentos disponíveis, as pessoas procuram o serviço. Também houve aumento na demanda justificada pelas dificuldades financeiras da população, que acabou migrando dos serviços privados para o serviço público. Há ainda a questão do acesso à informação, que permite melhor conhecimento dos serviços prestados pela Farmácia Cidadã Estadual. Se o serviço não funcionasse bem, não haveria esse aumento, e vamos sempre aprimorando nosso atendimento para dar conta dessa demanda”, disse.

A expectativa é de que haja novamente um aumento na demanda, em torno de 10%, para 2018. Além do aumento do número de pacientes atendidos nas unidades das Farmácias Cidadãs Estaduais, também houve um aumento do número de processos ativos nas unidades, passando de aproximadamente 72 mil em 2016 para 101.249 em 2017, um crescimento de aproximadamente 40%.

Gabrieli explicou que isso aconteceu devido a fatores como redução de óbitos, menos efeitos colaterais e tratamentos melhores e mais eficazes oferecidos. “É cada menor o número de pessoas que desistem do tratamento em andamento. Além disso, a mesma pessoa pode retirar inúmeros medicamentos”, disse.

 

Cobertura de medicamentos

As Farmácias Cidadãs Estaduais fecharam o ano com 94% de cobertura de medicamentos, índice maior que o do ano de 2016, quando a média ficou em 89%.

Segundo Gabrieli, essa média é positiva. Ela destacou, no entanto, que alguns meses de 2017 registraram semanas cuja cobertura no abastecimento de medicamentos padronizados de responsabilidade de aquisição pelo Governo do Estado chegou a 100%. “Entre os anos de 2010 a 2015, tínhamos um panorama econômico no Brasil diferente do que foi nos anos de 2016 e 2017. Foi preciso um esforço coletivo para conseguir reverter a situação nesses últimos dois anos. Esses resultados são satisfatórios para o atendimento. Quando comparamos nossa cobertura com a de outros estados vemos que eles não conseguiram manter o atendimento. Buscamos oferecer um serviço cada vez melhor aqui no Espírito Santo e percebemos que nos meses em que não fechamos em 100% foi por conta de situações pontuais com fornecedores”, disse a gerente.

Para garantir a continuidade do tratamento dos pacientes com a cobertura de medicamentos, o Governo do Estado investiu um total de R$ 104.561.090,25 em 2017.  Nesse valor está inserida a compra de medicamentos padronizados e não padronizados.

 

Como ter acesso

As Farmácias Cidadãs Estaduais são responsáveis pela dispensação de produtos com componentes especializados usados contra doenças crônicas de tratamento prolongado e de alto custo, como Mal de Alzheimer, doença de Parkinson, esquizofrenia, artrite reumatoide, hipertensão pulmonar, hepatites B e C, entre outras.

Caso necessite de algum medicamento disponível na Farmácia Cidadã, o paciente deve apresentar exames e documentos fornecidos pelo médico, e a farmácia abrirá um processo para avaliar a solicitação. Quando a avaliação é concluída, o paciente ou o responsável é informado se a solicitação foi aprovada ou não, e, caso seja, ele é orientado a entrar em contato para agendar o atendimento.

 

Onde tem Farmácia Cidadã

As Farmácias Cidadãs Estaduais são serviços da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) administrados pela Gerência de Assistência Farmacêutica (GEAF). Existem dez farmácias em funcionamento no Espírito Santo, localizadas em Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Colatina, Nova Venécia, Linhares e Venda Nova do Imigrante.

 

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels: (27) 3347-5642/3347-5643

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard