21/08/2019 08h00

Farmácias Cidadãs realizam roda de conversa sobre amamentação

Em homenagem ao Agosto Dourado, que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação, a Gerência de Assistência Farmacêutica (Geaf), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), realiza a Semana do Aleitamento Materno, realizando rodas de conversa nas Farmácias Cidadãs Estaduais para estímulo ao ato de amamentar.

Nesta terça-feira (20), a programação foi na Farmácia Cidadã Estadual, em Vila Velha. Os usuários receberam orientações dos nutricionistas da Geaf sobre a importância da amamentação para a saúde da criança e também com informações sobre a rede de apoio, como familiares que ajudam na manutenção da amamentação.

“O nosso objetivo é estimular as mães e incentivá-las a esse ato, uma vez que o leite materno é o alimento mais completo e que a mãe produz especificamente para o seu filho, contendo os nutrientes e anticorpos que os previnem de doenças”, informou a nutricionista do Geaf, Giuliana Rizzo.

Josiane Aparecida Loyola estava na Farmácia Cidadã Estadual com a filha Alícia Manoelle, de 6 anos, que tirou dúvidas com as nutricionistas. “Aprendi que as mães precisam dar de mamar para as crianças ficarem fortes”, contou a pequena. Segundo a mãe, Alícia mamou até os 4 anos e a amamentação ajudou no seu crescimento.

“O leite foi benéfico para a imunidade, o crescimento e o desenvolvimento da minha filha. Até hoje a imunidade dela é boa, difícil ficar doente. O mistério da amamentação é a paciência”, disse.

As ações acontecerão durante toda semana e a cada dia as profissionais de Nutrição da Geaf estarão nas Farmácias Cidadãs Estaduais, na Grande Vitória, a partir das 14 horas. Nesta quarta-feira (21) a roda de conversa acontecerá na Farmácia Cidadã Estadual Metropolitana, em Cariacica. Na quinta-feira (22), será em Vitória. A ação termina nesta sexta-feira (23), na Farmácia Cidadã Estadual, na Serra. 


Orientações à rede de apoio para incentivo à amamentação

Na Farmácia Cidadã Estadual, em Vila Velha, a programação começou cedo nesta terça-feira (20), com orientações e informações aos usuários da farmácia. Pela tarde, a equipe de nutricionistas da Geaf realizou uma dinâmica apresentando mitos e verdades sobre a amamentação.

“Mães em amamentação ouvem normalmente algumas frases comuns, como ‘seu leite é fraco’, ‘o leite não sustenta a criança’; ou mitos como ‘tomar cerveja preta ou comer canjica aumenta a produção’. Queríamos realmente desmistificar algumas situações e ver o conhecimento deles, e até trocar experiências, como acabou acontecendo”, explicou Giuliana Rizzo.

A autônoma Claudia Paula Frazoni acertou todas as perguntas da dinâmica. A sua experiência vem dos quatro filhos, que amamentou por mais de um ano cada um. “Você percebe de acordo com o crescimento da criança, que o leite materno ajuda no seu desenvolvimento. Amamentei os meus quatro filhos e acho ações como essa muito importantes, pois são um incentivo às mães”, afirmou.

Para a aposentada Lenir dos Santos Gripa, a dinâmica a ajudou a aprender mais sobre o assunto. “Sou uma pessoa muito curiosa e gosto de saber de tudo. Foi muito bacana participar, porque aprendi muito, como alguns mitos sobre a amamentação”, destacou.

 

Serviço:

Semana do Aleitamento Materno, com roda de conversa com os usuários da Farmácia Cidadãs Estaduais, na Grande Vitória, sobre o estímulo e incentivo à amamentação

Data: 21/08 - Quarta-feira
Hora: 14h
Local: Farmácia Cidadã Estadual Metropolitana (CRE – Metropolitano);

Data: 22/08 - Quinta-feira
Hora: 14h
Local: Farmácia Cidadã Estadual de Vitória;

Data: - 23/08 - Sexta-feira 
Hora: 14h
Local: Farmácia Cidadã Estadual da Serra.

 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro
(27) 3347-5642 / 3347-5643
asscom@saude.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard