22/04/2020 14h42

Farmácias Cidadãs normalizam atendimentos para abertura de novos processos 

As  Farmácias Cidadãs Estaduais de Cariacica (Metropolitano), Serra, Linhares e Cachoeiro de Itapemirim normalizaram os atendimentos para abertura de novos processos para os medicamentos disponíveis e que pertencem ao Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF). As unidades estavam, desde final de março, com os procedimentos de abertura de novos processos suspensos.

Dessa forma, as 12 unidades das Farmácias Cidadãs Estaduais (Vitória, Vila Velha, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, Serra, Linhares, Colatina, São Mateus, Aracruz, Venda Nova do Imigrante, Nova Venécia e Guaçuí) encontram-se com processo de trabalho normalizado. Os processos de retirada de medicamentos e horário de funcionamento também seguem normalizados. 

 

Cuidados ao retirar medicamentos nas Farmácias Cidadãs Estaduais

As 12 unidades das Farmácias Cidadãs Estaduais espalhadas pelo Espírito Santo seguem os cuidados listados pela Gerência de Assistência Farmacêutica (GEAF) da Secretaria da Saúde (Sesa) a fim de evitar aglomeração de pessoas e a presença de usuários dos grupos de risco para o Covid-19.

São cuidados a serem adotados por quem for realizar a retirada de medicamentos. Entre elas:

- Os medicamentos poderão ser retirados por um procurador (poderão ser indicados até três procuradores por paciente). Essa procuração não precisa ser registrada em cartório e pode ser encontrada no site da Farmácia Cidadã Estadual. É importante que cada usuário leve sua caneta para assinar documentos no local;

- Para evitar aglomerações, a gerência orienta que os usuários cheguem minutos antes do horário marcado para o atendimento, já que os dias e horários são agendados com antecedência. A medida visa reduzir o número de pessoas aglomeradas aguardando atendimento;

- A gerência orienta também que todas as pessoas que chegarem às Farmácias Cidadãs devem lavar as mãos com água e sabão, ou fazer a higienização com álcool gel 70%. Também é importante que, ao tossir ou espirrar dentro das dependências das Farmácias, as pessoas cubram o nariz e a boca com um lenço descartável ou com o braço, e não com as mãos.

Para ter acesso aos cuidados e mais informações, clique aqui

 

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes

asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard