12/07/2017 17h21 - Atualizado em 12/07/2017 17h22

Farmácia Estadual da Serra vai recolher latas de leite para reciclagem

Os usuários da Farmácia Cidadã Estadual da Serra agora podem devolver as latas vazias de fórmulas nutricionais (como leite para crianças com restrição alimentar) e de dietas para que esse material seja reciclado. Atualmente, os usuários retiram da farmácia e levam para casa um total de 4.650 vasilhames por mês. A orientação é, quando retornarem ao serviço para um novo atendimento, os usuários entreguem as latas de alumínio utilizadas no mês anterior.

Para acondicionamento e destinação adequada dos resíduos, a coordenação da unidade buscou a parceria da prefeitura, que instalou, na última quarta-feira (05), um Local de Entrega Voluntária (LEV) no pátio do Pró-Cidadão, onde funcionam serviços públicos municipais e onde está localizada a Farmácia Cidadã Estadual da Serra. Os recipientes serão recolhidos também pela prefeitura, uma vez por semana, e distribuídos entre três associações que trabalham com reciclagem no município: Amarvila, Abrasol e Recuperlixo.

“Na sexta-feira (07), uma equipe da Divisão de Educação Sanitária da Secretaria de Serviços da Serra treinou nossos funcionários, para muni-los de argumentos que sensibilizem os usuários sobre a importância dessa ação socioambiental. Entendemos que, se o cidadão foi beneficiado pelo uso desse recipiente, por que não favorecer outras pessoas, no caso, as associações, e também o espaço onde vivemos, livrando o meio ambiente do impacto prejudicial desses resíduos”, comentou Grazielle Massariol Mori, coordenadora da Farmácia Cidadã Estadual da Serra.

As Farmácias Cidadãs Estaduais são serviços da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) administrados pela Gerência de Assistência Farmacêutica (Geaf). Existem dez farmácias em funcionamento no estado, localizadas em Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Colatina, Nova Venécia, Linhares e Venda Nova do Imigrante. Segundo a gerente da Geaf, Gabrieli Freitas, a Gerência de Assistência Farmacêutica está buscando a parceria de outros municípios e associações para implantar a coleta em todas as unidades da Farmácia Cidadã Estadual.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges/Juliana Rodrigues/Juliana Machado/Isabel Pimentel/Luciana Almeida

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/99969-8271/99943-2776/99983-3246