25/07/2019 15h58 - Atualizado em 25/07/2019 15h59

Farmácia Cidadã Estadual recebe visita de técnicos do Distrito Federal e do Mato Grosso do Sul

Representantes da Assistência Farmacêutica de Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal estiveram, nessa quarta-feira (10), na Farmácia Cidadã Estadual, em Vila Velha. Eles vieram conhecer de perto a experiência exitosa do Espírito Santo, e levarem como exemplos aos estados as referências da Gerência Estadual de Assistência Farmacêutica, do Espírito Santo.

Segundo a diretora de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Lydiana D’Antonio, o objetivo da visita foi conhecer o espaço físico, mas destacaram outros diferenciais do serviço no Estado. “Além da estrutura física, conhecer também a padronização das farmácias, que lá no Distrito Federal nós não temos. Percebemos que é muito bem estruturada. O Espírito Santo está de parabéns”, disse.

A diretora afirmou que as farmácias são uma inspiração e que a visita ajudará em ideias para melhorar a infraestrutura desses equipamentos na capital brasileira. “Acredito que dá para tirarmos bastante ideias e nos inspirar para melhorar não só a parte estrutural, mas o nosso fluxo de trabalho também”, contou.

Para Yara Anay Correa, gerente de Medicamentos da Coordenadoria Estadual de Assistência Farmacêutica Especializada, do Mato Grosso do Sul, o destaque ficou tanto para o espaço físico, quanto para o número de farmacêuticos em atendimento.

“O primeiro impacto que tem é o espaço físico, que proporciona um bom atendimento tanto para o paciente quanto para o funcionário. Outra coisa que percebemos foi o número de farmacêuticos, que é uma diferença bem grande. Lá, nós temos poucos farmacêuticos, que seriam os profissionais adequados para fazer a dispensação. Isso proporciona um melhor atendimento e assistência farmacêutica e, consequentemente, a diminuição de desperdício de recursos, por exemplo”, explicou a gerente.

Além desses pontos, Yara Anay ressaltou também a digitalização. “Viemos buscando isso, para ver como vocês trabalham com a digitalização. Pelo tamanho do nosso Estado, a digitalização nos ajudaria muito”.

Para a gerente estadual de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Gabrieli Fernandes Freitas, a visita de outros estados para conhecerem o ambiente e a forma de trabalho das Farmácias Cidadãs Estaduais “é motivo de orgulho!”.

“Mostra que estamos no caminho certo quanto à gestão e quanto ao acesso. Viemos numa vertente de alguns anos para a melhoria dos serviços, de humanização, de disseminação de boas práticas, pois isso é política de Assistência Farmacêutica, é pegar boas práticas e aplicar em outros locais”, contou.

A gerente destaca ainda o índice de cobertura de 98% das Farmácias Cidadãs Estaduais, além do atendimento realizado pelos farmacêuticos. “Não tem como negar que o fato de termos o índice de cobertura de 98% é fundamental. Mas também, não adianta ter medicamentos e não ter os farmacêuticos para darem orientações corretas. O grande desafio que a Assistência Farmacêutica tem, e que o Espírito Santo conseguiu chegar com muita maestria, foi unir o medicamento na prateleira com a experiência e o bom atendimento que o farmacêutico consegue fazer no ato da dispensação. Isso é o mais valioso, o diferencial”.

 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Luan Ribeiro 
(27) 3347-5642 / 3347-5643
asscom@saude.es.gov.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard