20/03/2020 16h53

Farmácia Cidadã Estadual orienta usuários sobre atendimentos em tempos de Covid-19

Para evitar aglomeração de pessoas e a presença de usuários dos grupos de risco para o Covid-19, a Gerência de Assistência Farmacêutica (GEAF) da Secretaria da Saúde (Sesa), listou uma relação de cuidados a serem adotados por quem for realizar a retirada de medicamentos em uma das 12 unidades das Farmácias Cidadãs Estaduais espalhadas pelo Espírito Santo.

Visando uma maior comodidade, os medicamentos poderão ser retirados por um procurador (poderão ser indicados até três procuradores por paciente). Essa procuração não precisa ser registrada em cartório e pode ser encontrada no site da Farmácia Cidadã Estadual. É importante que cada usuário leve sua caneta para assinar documentos no local.

Além disso, para evitar aglomerações, a gerência orienta que os usuários cheguem minutos antes do horário marcado para o atendimento, já que os dias e horários são agendados com antecedência. A medida visa reduzir o número de pessoas aglomeradas aguardando atendimento.

Todas as pessoas que chegarem às Farmácias Cidadãs devem lavar as mãos com água e sabão, ou fazer a higienização com álcool gel 70%. Também é importante que, ao tossir ou espirrar dentro das dependências das Farmácias, as pessoas cubram o nariz e a boca com um lenço descartável ou com o braço, e não com as mãos.

Outra recomendação que deve ser seguida, não apenas nas farmácias, mas no dia a dia de todas as pessoas, é evitar tocar os olhos, o nariz e a boca com as mãos não lavadas, e manter a lavagem das mãos com água e sabão com frequência.

“Se estiver doente ou com suspeita da doença fique em casa! Faça a remarcação do seu atendimento através dos telefones 3636 8417 ou 3636 8418. Caso necessite sair em público e não tenha um procurador, use máscara, evitando a disseminação do vírus”, ressaltou a coordenadora da GEAF, Gabrieli Fernandes.

 

Prorrogação automática das autorizações dos procedimentos

Além das medidas de higienização e redução do número de pessoas e usuários que fazem parte do grupo de risco dentro das Farmácias Cidadãs Estaduais, a GEAF também adotou outra medida, temporária e emergencial, importante de prevenção de contágio pelo coronavírus: laudos e receitas terão validade ampliada de três para seis meses.

Além disso, a GEAF isentou a apresentação da maioria dos exames de monitorização. Para ter acesso à lista de medicamentos que serão exigidos exames de monitorização, clique aqui.

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes

asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard